Agrovila de Itu, em Ipanguaçu, está recebendo o sistema de irrigação para fruticultura familiar

A Agrovila de Itu, em Ipanguaçu, está recebendo o sistema de irrigação para fruticultura familiar. A ação está na fase final de implantação, por meio do Governo Cidadão e da Secretaria da Agricultura, da Agropecuária e da Pesca (Sape). Além das tubulações que permitirão vasta produção de banana e mamão em 20 hectares, o Poder Executivo estadual perfurou os poços que abastecerão o complexo, adquiriu um veículo para transporte, equipamentos agrícolas, de proteção, de escritório e informática.

O investimento é de mais de R$ 430 mil, a partir do edital de apoio à fruticultura irrigada da agricultura familiar. A aplicação está beneficiando diretamente 19 famílias de produtores e produtoras rurais que fazem parte de grupo de alcance prioritário do Governo do RN, uma vez que Itu pertence ao Assentamento da Reforma Agrária Pedro Ezequiel de Araújo.

A expectativa do grupo é de que a produção anual de bananas chegue a 250 mil quilos e a de mamão a 300 mil, já no primeiro ano. Atualmente, o cultivo deles se resume aos quintais produtivos de suas casas.

“Estamos muito esperançosos, vendo nosso sistema instalado e adequado à nossa produção. Esta semana estamos recebendo a instalação da energia – que atrasou devido à pandemia. Depois, é começar a plantar muito, para crescer as produções e começar a mudar a vida de cada um”, pontuou Robson Pereira de Melo, presidente da Agrovila.

Durante toda a execução do convênio, que está sendo findado com a implementação do sistema, a associação vem recebendo assistência técnica e insumos.

Com informações de rn.gov.br.

Compartilhe!