Governo do RN instala 180 pontos de videomonitoramento na Grande Natal

Governo do RN instala 180 pontos de videomonitoramento do CIOSP na Grande Natal

Por meio da ação do Governo do RN, a região da Grande Natal agora possui 180 pontos de videomonitoramento para ampliar a atuação das forças da Segurança Pública do Estado. O serviço de instalação dos equipamentos, que em dezembro de 2018 foi repassado à atual gestão do Governo do RN com apenas 18% de execução, está sendo finalizado com o investimento de R$ 6,9 milhões viabilizados pelo projeto Governo Cidadão, Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) e pelo Banco Mundial.

O importante reforço tecnológico conta com 140 câmeras e 40 câmeras em portais que integram o sistema de videomonitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) órgão de controle de emergências da SESED. Os equipamentos serão bens próprios entregues à Segurança Pública do Estado, o que eliminará a contratação de serviços de videomonitoramento em anos anteriores prestados pontualmente por empresas privadas, o que promoveu a economia dos recursos públicos.

Segundo a Coordenadoria da Tecnologia da Informação da Sesed, em 2018, quando este sistema de videomonitoramento começou a ser instalado, o CIOSP utilizava na região metropolitana da capital apenas 14 câmeras oriundas do legado da Copa, mais outras 30 contratadas por uma empresa particular e cerca de dez de propriedade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-/RN) e da Prefeitura Municipal de Natal, adicionadas ao CIOSP por meio de convênios, e que ainda funcionaram em anos diferentes.

Mesmo com as limitações impostas pela pandemia e pela escassez de recursos financeiros do nosso Estado, temos conseguido melhorar a Segurança do Rio Grande do Norte. Mais uma vez, contamos com o trabalho do Governo Cidadão e temos este sistema de videomonitoramento eficaz que se soma a outras ações que já implantamos, todas planejadas pela nova Política de Segurança Pública e Defesa Social da nossa gestão, declarou a governadora Fátima Bezerra.

A ação do Governo Cidadão desenvolveu-se no escopo da melhoria dos serviços públicos, uma das metas estratégicas do Projeto: É a tecnologia fortalecendo os processos de gestão integrada da Secretaria de Segurança, tendo como benefício direto o aumento da qualidade de vida da população, pontuou o secretário estadual de Gestão de Metas e Projetos, Fernando Mineiro, coordenador do Governo Cidadão.

Sobre o videomonitoramento

Os 180 pontos funcionarão de forma integrada, 24 horas por dia, cobrindo sete municípios da região metropolitana da capital: Natal, São José de Mipibu, Parnamirim, Ceará-Mirim, Extremoz, São Gonçalo e Macaíba. Das 180 câmeras, 140 são do modelo PTZ que se movimentam em várias direções ao seu redor, oferecem qualidade de imagem de até 4K, têm alta sensibilidade e zoom potente.
As demais 40 são do tipo LPR fazem reconhecimento de placas de veículos à distância, inclusive no período noturno. Farão parte de portais – pequenos sistemas compostos por câmera e braço metálico, com a função de acionar a Polícia Militar quando identificar uma placa de carro roubado.

O sistema foi dividido operacionalmente em dez Áreas de Policiamento Eletrônico (APE) que cobrem desde o interior até as praias urbanas da capital. Todas as implantações foram finalizadas pela SESED, restando apenas a ligação de energia elétrica dos 20 portais para que o sistema seja ativado, o que já está sendo tratado com a Cosern.
Do total, 120 câmeras PTZ já estão configuradas no CIOSP e outras 20 estão passando por esse em processo para que atinjam o seu pleno funcionamento.

Distribuição dos equipamentos:

1.Ceará-Mirim (10 pontos de vigilância): 06 câmeras PTZ e 04 portais
2.Extremoz (08 pontos de vigilância): 04 Câmeras PTZ e 04 Portais
3.São Gonçalo do Amarante (06 pontos de vigilância): 02 Câmeras PTZ e 04 Portais
4.Macaíba (13 pontos de vigilância): 09 Câmeras PTZ e 04 Portais
5.Parnamirim (15 pontos de vigilância): 13 Câmeras PTZ e 02 Portais
6.São José de Mipibu (11 pontos de vigilância): 05 Câmeras PTZ e 06 Portais
7.Natal (101 pontos de vigilância):
a)Zona Sul (32 pontos de vigilância) – 24 Câmeras PTZ e 08 Portais
b)Zona Leste (35 pontos de vigilância) – 32 Câmeras PTZ e 03 Portais
c)Zona Oeste (22 pontos de vigilância) – 20 Câmeras PTZ e 02 Portais
d)Zona Norte (28 pontos de vigilância) – 25 Câmeras PTZ e 03 Portais
Com o apoio da análise criminal do CIOSP, escolhemos todos os pontos de instalação para tirar o proveito máximo desses equipamentos. Com eles, teremos um salto considerável de melhorias na Segurança Pública, especialmente com o uso dos portais, que não existiam antes, explica o Coordenador de TI da Sesed, Cel. Emiliano Loiola.

Funcionalidade na pandemia

Com o atual decreto estadual que determina o toque de recolher durante todo o dia de domingo e feriado e das 20h e às 6h nos demais dias, uma funcionalidade será incorporada aos equipamentos: a de auxiliar os policiais na identificação de atos de descumprimento do decreto, como aglomerações de pessoas.

O secretário de Estado da Segurança, Cel. Francisco Araújo, tem acompanhado pessoalmente o uso do videomonitoramento no CIOSP e avalia positivamente o serviço: “As câmeras de videomonitoramento são ferramentas de fundamental importância para a segurança pública, pois possibilitam uma visão do espaço geográfico urbano e rural, proporcionando uma otimização dos recursos empregados e trazendo um melhor tempo resposta nas ações policiais, finalizou.

Publicado originalmente em Governo Cidadão, 11/03/2021.

Compartilhe!